Pular para o conteúdo principal

Regulamento da Copa Antonio Motorista


 
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SÍTIO ALGODÕES – PILÕES
I - COPA ANTONIO LISBOA ALVES NETO
(ANTONIO MOTORISTA)  
                             
 PILÕES/RN   EDIÇÃO 2017
Regulamento
                       
CAPÍTULO I
Dos Princípios Gerais

Art. 1º - Este Regulamento é o conjunto das disposições que regem a I - COPA ANTONIO MOTORISTA DE FUTEBOL DE CAMPO.

Art. 2º - As Equipes participantes do referido campeonato serão consideradas conhecedoras da Legislação Esportiva e deste Regulamento no que diz respeito aos seus Direitos e Obrigações, ficando submetidas a todas as disposições e penalidades que delas derivam.

Art. 3º - A I -  COPA ANTONIO MOTORISTA DE FUTEBOL DE CAMPO é uma promoção dos amigos desportistas, organizada e dirigida pela Marcos Antonio Alves e Lucas Gomes, com a colaboração de Comissões para tal fim constituídas e credenciadas.

CAPÍTULO II
Dos Objetivos

Art. 4º - A I -  COPA ANTONIO MOTORISTA DE FUTEBOL DE CAMPO tem como objetivo principal oportunizar aos atletas vivências que promovam o autoconhecimento, autoestima, autos superação e o bom senso de cooperação, como forma de desenvolvimento integral, usando como meio a prática desportiva e visa, também, à descoberta de novos valores entre as equipes participantes.

Art. 5º - A I -  COPA ANTONIO MOTORISTA DE FUTEBOL DE CAMPO será realizada com a participação de 12 (DOZE) equipes, em 04 (QUATRO) fases, a saber:

I – PRIMEIRA FASE– As equipes participantes serão divididas em 04 (quatro) grupos de 3 (equipes) chaves: A, B, C, D, que jogarão entre si, em realizados no sítio Algodões, dentro de suas respectivas chaves, classificando-se 08 (oito) equipes, sendo as duas primeiras colocadas, de cada chave.

II – SEGUNDA FASE (Quartas de final) – Haverá sorteio com as 08 (oito) equipes classificadas, onde as mesmas disputarão a vaga para a terceira fase em sistema de eliminatório em jogo único. Em caso de igualdade no tempo normal a classificação será decidida nos pênaltis sendo 05 (cinco cobranças para cada).
III – TERCEIRA FASE – (Semifinais) -  Como acontece na segunda fase, os semifinalistas conhecerão seus adversários através de sorteio e os jogos serão disputados também em sistema de eliminatório e em caso de igualdade no tempo regulamentar classificação será decidida nos pênaltis sendo 05 (cinco cobranças para cada).

IV –QUARTA FASE– (FINAL). Será declarada campeã da I - COPA ANTONIO MOTORISTA DE FUTEBOL DE CAMPO a equipe que obtiver a vitória.
JOGO  ÚNICO  VENCEDOR  1 X VENCEDOR 2 (Disputa do 1º e 2º Lugar)

CAPÍTULO III
Da Classificação e Desempate No Futebol

Art. 6º - Em todas as fases de que trata o artigo anterior deste regulamento, as equipes classificadas serão aquelas que obtiverem o maior número de pontos.

Art. 7º - Na primeira fase os jogos poderão terminar empatados, obedecendo-se os critérios para desempate indicados neste Regulamento Geral, na Regra de Futebol Internacional e demais normas pertinentes à espécie.

Art. 8º - Para efeito de classificação será observada a seguinte contagem de pontos:
a) – 03 (três) pontos........................................por vitória;
b) – 01 (um) ponto...........................................por empate;
c) – 00 (zero) ponto.........................................por derrota;

Art. 9º - Para desempate na primeira fase desta competição, serão adotados os seguintes critérios:
a) – Saldo de gols;
b) – Maior número de gols marcados;
c) – confronto direto (mesmo número de pontos e igualdade nos demais critérios do regulamento);
d) – Menor número de cartões vermelhos;
e) – Menor número de cartões amarelos;
f) Caso duas ou mais equipes terminem empatadas em todos os critérios na primeira fase, haverá um sorteio, realizado no sítio Algodões, onde está sendo realizada a competição, para escolher a equipe classificada.

Art. 10 - Para desempate na segunda, terceira, quarta e quinta fase, haverá cobrança de uma série de 05(cinco) tiros livres da marca do pênalti. Permanecendo o empate, serão cobrados tiros livres alternados até surgir a equipe vencedora.

Art. 11 - Em caso de desistência (W x O) será conferido o escore de 1 x 0 em favor da equipe que comparecer e permanecer no campo de jogo durante o horário previsto na tabela de jogos. Entretanto, o gol do WO não contará para a equipe como critério de desempate, ressalvando-se apenas os casos decorrentes por motivo de força maior, plenamente justificável.

CAPÍTULO IV
Da Organização

Art. 12 - Constituirá poderes da I -  COPA ANTONIO MOTORISTA DE FUTEBOL DE CAMPO:
a) – Comissão Organizadora;
b) – Comissão de Justiça Desportiva;

CAPÍTULO V
Da Comissão Organizadora

Art. 13 - A Comissão Organizadora é constituída pelos demais membros, Marcos Antonio Alves e Lucas Gomes

Art. 14 - Compete à Comissão Organizadora:
a) – Coordenar a competição e providenciar a execução dos jogos, de acordo com este Regulamento;
b) – Providenciar os meios necessários à realização do campeonato;
c) – Organizar a competição em todos os seus detalhes;
d) – Coordenar a divulgação dos jogos;
e) – Receber os relatórios e súmulas dos jogos;
f) – Controlar toda a documentação de inscrição das equipes e seus respectivos atletas;
g) – Preparar e expedir a correspondência necessária dos jogos.
h) – Proclamar as equipes campeã e vice-campeã do campeonato.

CAPÍTULO VI
Da Comissão de Justiça Desportiva

Art. 15 - A Comissão de Justiça Desportiva é constituída por 03 (três) membros, já designados pela Organização da Copa nas pessoas de Ozimar Gomes, José Filho e Mardônio                                            , que atuarão o primeiro como presidente, o segundo como vice-presidente e o terceiro como secretário, respectivamente.

Art. 16 - Compete à Comissão de Justiça Desportiva processar e julgar:
a) – Os seus próprios membros;
b) – As equipes participantes do campeonato, compreendendo-se como tais: presidentes, dirigentes, técnicos, atletas, árbitros e auxiliares;
c) – Os litígios entre as equipes disputantes dos jogos.

Art. 17 - A Comissão de Justiça Desportiva poderá se reunir a qualquer hora, desde que seja convocada.

Art. 18 - A Comissão de Justiça Desportiva delibera com a presença da maioria de seus membros.

Art. 19 - A Comissão de Justiça Desportiva reger-se-á por este Regulamento Geral e pela Regra Internacional de Futebol aprovada pela FIFA/CBF.


CAPÍTULO VII
Dos Árbitros

Art. 20 - Os árbitros que atuarão no campeonato serão designados pela Comissão, não sendo permitido, de forma alguma, o veto à sua designação por nenhuma das equipes participantes.

Art. 21 - É obrigatório aos árbitros atuarem uniformizados de acordo com a Regra Internacional ou com o uniforme designado pela Comissão Organizadora do Campeonato.

Art. 22 - Em todas as fases os árbitros atuarão auxiliados por dois assistentes.

Parágrafo Único - Se faltar um assistente o árbitro poderá indicar uma pessoa de sua confiança para lhe auxiliar na partida, desde que tenha o entendimento com os presidentes das referidas equipes que atuarão na partida, e até mesmo no caso poderá o jogo ser realizado com 02 (dois) árbitros.

Art. 23 - É proibido aos árbitros e seus assistentes ingerir bebidas alcoólicas momentos antes e durante a realização do jogo.

Art. 24 - É da competência do delegado fazer todas as anotações durante e após a realização do jogo.

Art. 25 – Os delegados entregarão as súmulas com o resultado dos jogos ao Secretário da Comissão de arbitragem, dentro do prazo de até 48 (quarenta e oito) horas após o encerramento da partida.

Art. 26 - O pagamento aos Árbitros será efetuado pela Comissão Organizadora.

Art. 27 - O pagamento pelo transporte dos árbitros e de seus respectivos assistentes será de inteira responsabilidade dos mesmos.

Art. 28 - O árbitro que atuar no campeonato não poderá atuar como atleta e o atleta que já participou pelo menos de uma partida, não poderá atuar como árbitro.

CAPÍTULO VIII
Das Inscrições das Equipes e Seus Respectivos Atletas

Art. 29 - Para que a equipe possa participar da I - COPA ANTONIO MOTORISTA DE FUTEBOL DE CAMPO é indispensável o seguinte:

I – Apresentar ao Sr. Marcos Antonio Alves, organizador da competição, até o a última partida da primeira fase, a relação nominal de até 22 (vinte e dois) atletas, bem como efetuar a contribuição de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais), que será destinada para pagamento aos árbitros.
Parágrafo único. Caso a entrega da relação dos atletas e o pagamento da contribuição não aconteçam até a data prevista neste artigo, a equipe poderá ser  eliminada do Campeonato.

II - Uma vez o jogador assinando a ficha de inscrição, ele estará ligado aquela equipe e não poderá mais atuar por qualquer outra nessa edição. No local do nome, deve ser assinado pelo próprio jogador, com letras legíveis, igual ao documento de Identidade.


II – Todas as informações contidas na relação de inscrição serão de inteira responsabilidade dos dirigentes das equipes.
III – As equipes só poderão inscrever atletas até o fim da primeira fase.
 IV - O atleta que por ventura se escrever em duas equipes, ele não poderá participar da competição.
V – Nenhum atleta poderá participar dos jogos sem que seu nome esteja incluído na relação de inscrição da equipe em que vai jogar.


Parágrafo Único. As equipes só entrarão em campo se estiverem em dia com a documentação e como o pagamento da inscrição.

CAPÍTULO IX
Dos Jogos e Respectivos Horários


Art. 30 - As tabelas dos jogos serão confeccionadas pela Comissão Organizadora, mediante sorteio das equipes na presença da maioria dos respectivos dirigentes, de modo que atenda, principalmente, às necessidades do evento.

Art. 31 - A I - COPA ANTONIO MOTORISTA DE FUTEBOL DE CAMPO obedecerá ao disposto neste Regulamento Geral e na Regra Internacional de Futebol adotada e aprovada pela FIFA/CBF.

Art. 32 - Os jogos terão início as 15:45 horas, com tolerância de até 15 minutos. Após esse horário, será considerada perdedora por W x O a equipe que não comparecer ao local do jogo, ressalvando-se apenas os casos decorrentes de motivo de força maior, plenamente justificáveis, como explicitados no artigo 11 deste Regulamento.

Art. 33 - Para todos os jogos é obrigatória a confecção da súmula, em 01 (uma) ou 02 (duais) vias, que será entregue ao delegado para as devidas anotações tanto durante a realização da partida como por ocasião de seu encerramento, cuja cópia será entregue pelo delegado ao Sr. Marcos Antonio Alves, sítio Algodões, Pilões, no prazo improrrogável de até 48:00 horas, após o jogo.

Art. 34 – É proibido aos dirigentes das equipes e aos atletas que estejam jogando ou no banco de reservas, ingerirem bebidas alcoólicas momentos antes ou durante a realização dos jogos.

CAPÍTULO X
Do Material e dos Transportes

Art. 35 - Compete às equipes a aquisição de seu próprio material esportivo para o bom andamento do Campeonato.

Art. 36 – Cada equipe deve ir a campo com pelo menos uma bola.


CAPÍTULO XI
Do Campeão e do Vice-Campeão

Art. 37 - Encerrada a I – COPAANTONIO MOTORISTA DE FUTEBOL DE CAMPO serão proclamadas campeã e vice-campeã, respectivamente, as duas equipes que obtiverem o primeiro e segundo lugares.



CAPÍTULO XIV
Dos Prêmios
Art. 38 - As premiações serão entregues às equipes, através de seus respectivos capitães, logo após o encerramento da partida final.

a) - Campeão –R$ 1.000,00 (mil reais), 01 (um) troféu e medalhas para atletas e dirigentes;
b) – Vice-Campeão - R$ 500,00 (quientos reais), 01 (um) troféu e medalhas para atletas e dirigentes;


CAPÍTULO XV
Dos Protestos

Art. 39 - O Protesto é uma forma de manifestação diante de uma situação irregular decorrente da disputa, expresso através de documento hábil, encaminhado diretamente à Comissão Organizadora do Campeonato.

§ 1.º – Tem competência de interpor recursos os dirigentes das equipes ou seus representantes legais;
§ 2.º – O Protesto somente será aceito se atender às seguintes determinações:

a) – O Documento de Protesto deverá ser apresentado datilografado, digitado ou mesmo à manuscrito, com letra legível, dentro do prazo de até 48:00 horas após o encerramento do jogo;
b) – O Protesto deverá ser expresso de maneira clara e objetiva, indicando a causa que o motivou e devidamente assinado pelo dirigente da equipe ou seu representante legal;
c) – Os fatos que originarem causas de protestos poderão ser levados ao conhecimento dos árbitros a fim de que os mesmos, se julgarem necessário, registrem nas súmulas.
d) – As decisões da Comissão de Justiça Desportiva são terminativas.

CAPÍTULO XVI
Das Disposições Gerais

Art. 40 - Toda e qualquer comunicação da Comissão Organizadora do Campeonato será feita através de ofício ou portaria.

Art. 41 - Qualquer consulta atinente ao Campeonato deverá ser formulada por escrito (datilografada, digitada ou a manuscrito), em letra legível, a qual, após o devido exame, será respondida.

Art. 42 - A Comissão Organizadora do Campeonato não se responsabiliza por acidentes ocorridos com os atletas, dirigentes ou torcedores das equipes, ou por estes ocasionados a terceiros, antes, durante e depois do referido Campeonato.

Art. 43 - Cada equipe é responsável pela parte disciplinar de seus atletas, dirigentes e torcedores, dentro ou fora do campo de jogo.

Art. 44 - A equipe que der causa a invasão de campo, agressão ao árbitro e aos próprios atletas, por parte de seus dirigentes, atletas e torcedores, durante a realização do jogo, poderá ser penalizada, dependendo da gravidade, devidamente comprovada, poderá ser eliminada do Campeonato.

Art. 45 - Quando uma partida for interrompida ou deixar de ser realizada por motivo de força maior, caberá à Comissão Organizadora decidir, ouvindo-se antes os dirigentes das equipes interessadas, qual o procedimento a ser adotado, dentro de um prazo de até 48:00 (quarenta e oito) horas, contadas a partir do momento em que a mesma foi interrompida, ressalvando-se os casos previstos na Regra Internacional de Futebol aprovada pela FIFA/CBF.

Art. 46 - As partidas só poderão ser adiadas ou antecipadas nos casos de interesse do próprio Campeonato, a juízo da Comissão Organizadora, ouvindo-se antes os dirigentes das equipes interessadas.

Art. 47 - As equipes deverão se apresentar para o jogo com os uniformes rigorosamente completos.

Art. 48 - Durante uma partida de futebol cada equipe terá direito de até 06 (seis) substituições.

Art. 49 - O atleta que no mesmo jogo tomar o segundo cartão amarelo será expulso.

Art. 50 - O atleta que no transcorrer da Primeira Fase do Campeonato tomar 02 (dois) cartões amarelos fica automaticamente impedido de participar da partida seguinte.

Art. 51 - Os casos omissos neste Regulamento Geral serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Campeonato.


Algodões - Pilões/RN, 23 de setembro de 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novo Comandante Chega ao Arena Keké para o Campeonato Municipal de Tenente Ananias

  O Arena Keké, time icônico de Tenente Ananias, anuncia seu novo treinador, o doutor severianense Lúcio Neto, para liderar a equipe durante o Campeonato Municipal. Com uma história de organização e participação frequente em competições regionais, o time busca trazer alegrias à sua torcida com conquistas significativas. O novo comandante chega com uma missão clara: elevar o desempenho da equipe tanto taticamente quanto psicologicamente. Com uma trajetória de chegadas nas fases eliminatórias e finais, o Arena Keké deseja ir além e conquistar o título, almejando os degraus mais altos do futebol amador. Lúcio Neto terá sua estreia justamente no sábado, na abertura do Campeonato Municipal, em um confronto empolgante contra o maior rival, Turma do Bolo, às 18h, no estádio Wilson Rocha. A partida promete ser um teste emocionante para a equipe sob a orientação do novo treinador. Por enquanto, o ex-técnico Coff de Jesus se encontra afastado da equipe para resolver questões pessoais. A direção

São José Estreia com Vitória Arrasadora no Campeonato Municipal de Marcelino Vieira!

O São José entrou com o pé direito na disputa do Campeonato Municipal de Marcelino Vieira neste domingo, 24 de setembro, deixando sua marca no campo com uma vitória dominante de 4 x 1 sobre o Catedral. O início da partida foi eletrizante, com Wilton abrindo o placar rapidamente para o São José, fazendo 1 x 0. A equipe da zona rural não diminuiu o ritmo e viu Ryan ampliar a vantagem, marcando o segundo gol, 2 x 0. O Catedral, apesar da pressão, não se entregou e conseguiu chegar ao ataque, com destaque para o zagueiro Davi, que descontou de cabeça, fazendo 2 x 1. Entretanto, o São José, com um elenco sólido, mostrou sua superioridade e ampliou ainda mais a vantagem no primeiro tempo, com Bruno fazendo o terceiro gol, 3 x 1, encerrando a primeira etapa com essa diferença. No segundo tempo, o jogo ficou mais disputado e truncado, com algumas mudanças, incluindo a troca de goleiros. Italo, em especial, fez grandes defesas para o Catedral, evitando um placar ainda mais amplo. Mas Felipe &qu

📰🏆 COPA FRANCISCO DE ASSIS: VITÓRIA DE ALEXANDRIA VENCE O POEIRÃO EM PARTIDA EQUILIBRADA 🏆

  O Estádio Beira Rio foi palco de mais uma emocionante partida da Copa Francisco de Assis, desta vez válida pelo grupo B. As equipes do Vitória de Alexandria e Poeirão de Rafael Fernandes proporcionaram um duelo de tirar o fôlego, com a equipe alexandriense vencendo de virada por 2 x 1. O time do Poeirão iniciou a partida com maior ímpeto, pressionando o adversário e logo conquistou o primeiro gol, um belo tento de Creidson, colocando o placar em 1 x 0 para o Poeirão. Mesmo com a vantagem no marcador, o time de Rafael Fernandes manteve o controle do jogo e buscava ampliar o resultado. Porém, o segundo gol não se concretizou, e o Vitória de Alexandria cresceu na partida, encontrando a igualdade através de Jorge, deixando tudo igual em 1 x 1. O primeiro tempo terminou com o placar empatado, e a segunda etapa trouxe ainda mais emoção. O time alexandriense voltou melhor e passou a ter maior posse de bola, aproveitando as oportunidades para virar o jogo através de Jadson, marcando o segund