Pular para o conteúdo principal

Copa do Mundo: Exemplos a serem seguidos

A Copa do Mundo chega a fase de mata-mata, foi uma primeira fase fantástica, com muitos gols, grandes jogadas e decepções também.

Com a conclusão da primeira fase da maior competição do mundo, o que podemos aprender e levar para as nossas competições amadoras?

Muitos vão dizer, não há como comparar um evento desse com o nosso futebol amador.

Engana-se, na verdade o futebol amador tem muita coisa parecida com o profissional, as regras são as mesmas, daí já se que tem muito sim em comum.

Nessa primeira fase o que chamou mais a atenção, foi a entrega das equipes, mesmo já classificadas, ou eliminadas, vestiram a camisa e fizeram o que puderam para sair dali com dignidade.

Camarões já eliminado chegou a dar muito trabalho ao Brasil, Portugal com poucas chances brigou até o fim, e outros mais exemplos.

Na partida entre Estados Unidos e Alemanha, um empate classificaria os dois, mas quem foi que disse que eles foram a campo com moleza? Jogaram tudo que puderam, e não houve a seleção tri campeã ganhou o jogo, mas os americanos na combinação de resultados conseguiu a classificação no saldo de gols.

Essas atitudes faz a gente refletir sobre o nosso futebol amador, onde vemos exatamente o contrário, times que estão eliminados matematicamente não vão para a sua última partida, ou até com alguma chance, mas desiste, que foi o caso do Ribeirão de São Miguel na Copa Primo Fernandes, perdeu a primeira em casa e não foi a segunda fora.

Vemos também, equipes que entregam o jogo para prejudicar outras equipes, caso que aconteceu em duas oportunidades também na mesma competição, o São Bernardo sofreu uma grande goleada em casa para o time do Tanques pelo placar de 10 x 2 em casa para prejudicar o Palmeiras, não conseguiu.

Já o Beira Rio vencia o América do Oeste pelo placar de 3 x 0 e cedeu o empate para tirar o São Vicente, e conseguiu.

São essas coisinhas, que deixa o nosso futebol um pouco envergonhado, seria muito interessante que seguissem os belos exemplos das seleções que mesmo com pouca ou em nenhuma chance honraram suas camisas e seus países.

Que as nossas equipes se inspirem nesse belo exemplo de atitude.

E que as comissões organizadoras dos eventos esportivos, também possam melhorar ainda mais a maneira de fazer as competições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Última Rodada da Copa Primo Fernandes: Disputa Acirrada Pelas Vagas na Próxima Fase

  A Copa Primo Fernandes está chegando em sua reta final da fase de grupos, e a disputa pelas vagas na próxima fase está mais emocionante do que nunca. Com diversas equipes ainda brigando pela classificação, a última rodada promete grandes emoções. Confira o cenário em cada grupo: Grupo A: JAV Futebol Clube – Para se classificar, basta um empate. Com uma vitória, há grandes chances de terminar como líder do grupo, desde que o Vitória não supere o saldo do time paraibano. O JAV fica de fora se perder para o PEC e o Vitória ao menos empatar contra o ACEV. A.E. Vitória – Se classifica com uma vitória sem depender de ninguém. Com um empate ou até mesmo uma derrota, depende de uma combinação de resultados. Se o JAV vencer o PEC, o Vitória já está garantido na próxima fase. Partidas: JAV x PEC , 02, domingo, às 16:00 em Uiraúna. ACEV x Vitória , 02, domingo, às 18:00 em Major Sales. Resumo: Não há nenhuma equipe classificada ainda, três brigam por duas vagas. ACEV é o único sem chance...

São José Estreia com Vitória Arrasadora no Campeonato Municipal de Marcelino Vieira!

O São José entrou com o pé direito na disputa do Campeonato Municipal de Marcelino Vieira neste domingo, 24 de setembro, deixando sua marca no campo com uma vitória dominante de 4 x 1 sobre o Catedral. O início da partida foi eletrizante, com Wilton abrindo o placar rapidamente para o São José, fazendo 1 x 0. A equipe da zona rural não diminuiu o ritmo e viu Ryan ampliar a vantagem, marcando o segundo gol, 2 x 0. O Catedral, apesar da pressão, não se entregou e conseguiu chegar ao ataque, com destaque para o zagueiro Davi, que descontou de cabeça, fazendo 2 x 1. Entretanto, o São José, com um elenco sólido, mostrou sua superioridade e ampliou ainda mais a vantagem no primeiro tempo, com Bruno fazendo o terceiro gol, 3 x 1, encerrando a primeira etapa com essa diferença. No segundo tempo, o jogo ficou mais disputado e truncado, com algumas mudanças, incluindo a troca de goleiros. Italo, em especial, fez grandes defesas para o Catedral, evitando um placar ainda mais amplo. Mas Felipe ...

Ariense vence último jogo e garante vaga em primeiro lugar no grupo D

 A equipe do Ariense de Água Nova conquistou uma vitória importantíssima na manhã desde domingo no estádio Arimateia Fernandes, pelo grupo D da Copa Francisco de Assis, pelo placar de 3 x 1, com gols de Cione, Aldair e Leonardo, Cássio descontou para a equipe vieirense. Já classificado, o Coito entrou bastante modificado em campo, e não teve uma boa atuação, nem no primeiro e muito menos no segundo. No banco de reservas eram muitos dando opiniões e escalando a equipe, isso não deu um bom resultado. A primeira etapa terminou empatada sem gols, mas na segunda etapa, a coisa foi bem diferente, o Ariense chegou a fazer 2 x 0, com falhas da defesa adversária, o goleiro Eugilânio falhou nos 3 gols, uma manhã para o arqueiro esquecer. Cássio até fez o gol da equipe vieirense, mas mesmo assim o time errando bastante, foi para cima e não conseguiu o empate, ao contrário tomou o terceiro. Esse jogo fechou o grupo D, e as duas equipe conquistaram a classificação, com o Ariense em primeiro, Co...